quarta-feira, 15 de março de 2017

FIM DE UMA ERA DOS TESTES? ACABOU.



Pessoal,

não sumi. Estou sempre atolado com varias coisas. Então vamos a um assunto que desejo escrever, e não falar. Sim, meu canal, Dualidade TecNerd (clique aqui e veja lá).

Já sabia da noticia desde setembro de 2016 (sim, isso mesmo!), mas não havia publicado porque estava esperando o mercado se movimentar mais. Seria como dar um alarde precipitado.


Em setembro de 2016, a divisão de testes (antiga Mercury) da HP foi vendida para a Micro Focus. Isso já vinha sendo especulado desde junho de 2016. Foi o que o mercado chama de "spin-merge"

Vamos as razões do lado da HP para vender a divisão de testes que era na verdade a antiga Mercury Interactive, que eu observei e diversos outros analistas também observaram:

- A HP parecia que não dava a atenção devida, não era prioridade de fato
- Investimentos para melhorar as ferramentas de testes, que eram muito boas, não foram feitos,
- Os preços das ferramentas de testes são altos, e a competição com as novas ferramentas e outras já existentes, não tornou os preços mais acessíveis ou mais viáveis ou menores em muitas empresas. Perdeu mercado.
- Era uma empresa que quando foi comprada (a Mercury) tinha problemas (pelo menos foi o que andou vazando) de contabilidade. Era uma bomba relógio na pratica que poderia levar a empresa HP inteira para o buraco. Parece que os problemas contábeis não foram devidamente resolvidos... Velha frase nerd: PERIGO, PERIGO, PERIGO!!!

Vamos as razões de compra do lado da Micro Focus para realizar a compra:

- Comprar a tecnologia da antiga Mercury, que em muitos casos era mais evoluído e melhor em alguns casos, como o caso do LoadRunner, ferramenta de testes de performance.
- Vai reter os talentos da HP, que estão na divisão que foi vendida.
- Eliminar um concorrente. Sim, a antiga Mercury, e depois a HP, sempre foi um concorrente em testes para a Micro Focus.
- Comprar ou adquirir a base de clientes que vira junto com as ferramentas. E forçar e médio prazo a descontinuidade das ferramentas da antiga Mercury, forçando ou obrigando ou levando os clientes a migrarem ou deixarem de usar essas ferramentas e passarem a usar as da Micro Focus. Isso é uma compra entrante. De qualquer forma a vida dos produtos parece incerta, mas o que mais parece indicar é que eles sejam descontinuados.
- A direção da Micro Focus percebeu que não estava expandindo sua base de clientes ou seus lucros, em seus produtos principais  e resolveu atacar os produtos menores (em termos de lucros) que possam sem expandidos (em termos de lucro). É uma mudança ou melhoria nos produtos de testes da Micro Focus.

Então o que podemos concluir:

-Chegou o fim da era das ferramentas de testes da antiga Mercury. Talvez a ferramenta que mais destaco é o LoadRunner que muito boa e talvez uma das melhores do mercado em sua especialidade.
-Haverá uma concentração das ferramentas pagas. Por isso a Microsoft vai disponibilizar a seu conjunto de ferramentas de testes tecnicamente de graça. Forma de compensar e atrair os novos clientes.
-Essa venda ou spin-off, vai afetar o mundo inteiro.
-As ferramentas de Mercury chegaram a ser lideres mundiais de vendas, e foram uma referência no mundo inteiro quando se falava de testes. Então "matar" simplesmente as ferramentas, pode dar força a outras ferramentas, como a Microsoft para testes, e as várias Opensource.

Vou lembrar um pouco Schumpeter, o chamado pai dos conceitos de inovação. "Para uma nova tecnologia, ou inovação, nascer outra antiga deve morrer" (adaptado de Schumpeter). Vide o caso do CD e do disco Vinil. Talvez não seja uma inovação... é o mercado, é a selva tecnológica, ou não?

O que virá por ai? E agora José?

Que Deus a Tenha, descanse em paz! Essa era de testes chegou ao fim...Porém, ainda vive por instrumentos. Em breve os instrumentos serão desligados. Adeus.

Abcs

Leonardo Molinari



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