quarta-feira, 21 de junho de 2017

ACABOU: FIM DA BARREIRA ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (I.A.) E TESTES

 
Srs.,


não é filme de ficção.

Não estou delirando.

Pirei? Ainda não.

Aqui eu já havia falado em meus posts e/ou no meu canal DUALIDADE TECNERD (acesse o canal aqui) já aconteceu e já tem pesquisadores e somente reforça aquilo que tenho falado por aqui mas parece que estou falando grego. Não estou. Se acham que estou falando grego vejam alguns links, mas ANTES vejam o que coloco aqui no post. Os mais curiosos vejam:

Link1, Link2, Link3,

Continuando...

I.A.  (ou inteligência artificial) tem sido pesquisada em diversas frentes e tem se integrado com:

-Nuvem ou Cloud Computing, através de máquinas de aprendizado ou machine learning
-IoT (internet das coisas) através de dispositivos com softwares especializados capazes de tomar decisões em um contexto especifico.
-Desenvolvimento de software, através de parte de analise e modelagem e até de testes.
-Area móvel. Sim. E muito.

A IA tem 5 grandes desafios: aprendizagem, raciocínio, compreensão de linguagem, percepção, resolução de problemas. Cada qual apresenta sua pratica e um campo de pesquisa dentro de IA. Campos de pesquisa relacionado com IA como robotica que envolve mecanica, reconhecimento de padrões e IA é dificil. Para nós pode ser facil segurar uma xicara de café, mas para um robô nâo. Nisso as maquinas mesmo com os melhores softwares levam ainda desvantagem.

Segundo os dois livros, "Segunda Era das Maquinas" e o "Humano mais Humano", tratam da revolução dos computadores e da IA, em seus diversos contextos, o vivemos uma nova revolução computacional. O software que você usa no seu smartphone hoje, se for um android, tem uma opção no teclado que ao ser acionada trasforma sua fala em portugues para texto, e o sofwtare aprende com isso. VOCÊ JÁ ANDA COM UM SOFTWARE DE I.A. NO BOLSO, e não sabe. Compreensão de linguagem é um campo de IA. Aqui no caso desse software seria de transformação de linguagem falada linguagem escrita...


XI... PIREI. 


Quando restringimos um campo ou um problema especifico a IA tem maior eficiência e eficacia. Se  aumentarmos o leque de opções fica dificil. Um software comum, pode quando focado em um problema ter maior eficiencia, como um calculo matemático. Para nos mortais isso fica dificil quando o calculo é extenso. Agora para máquinas/software de IA, fica fácil. Agora quando você olha alguem que pela cor do olho e afirma que aquela pessoa foi seu amigo, ninguem explica. Se você está certo e ninguem explica então é um padrão que ninguem explica, fica complicado. Com IA é dificil, porque esse reconhecimento de padrões, mesmo que de forma não logica. Posso afirma que você pode "treinar uma IA" como pintar ou desenhar como grandes pintores e desenhistas, mas ela nunca será por iniciativa propria um pintor unico. Falta o toque de criatividade. Mas se IA for focada e  apoiar-nos em um campo de visão menor, IA pode ser decisiva e vital.


Xiii... PIREI MAIS AINDA. E TESTES ? 


Em testes ela entra por tabela em softwares e campos como:

-Chat Bots: muitos call centers estão sendo online substituídos por chat bot, ou programas de conversas (bot ou programas de IA para conversas) que conversam com você tentando te informar de problemas. Esses tem limitações e o teste não obvio, mas na integração de software com situações tipicas e integração do mesmo com a base de dados.

-Maquinas de aprendizado para decidir melhor: como você testa isso? Amigo você não tem como testar 100%. Você testa situações normais em um primeiro momento e tenta verificar se o seu processo de aprendizado está "razoável", para opinar ou orientar diversas soluções.

-Apoio a analise de problemas de forma prévia: A galera da IBM de IA tem focado em sua solução o Watson, que ultimamente visa ser uma especie de doutor online. Dado tantas doenças e possiveis diagnosticos e vários informações e casos é como um medico que aprende e se esqueçe. O Watson apoiaria em não esquecer e apoiar até o medico real. As vezes a pessoa é um caso, de um caso, de um caso que o doutor não se lembra direto, ai o médico entraria validando e até reforçando pre diagnostico do Watson.

-Carros com IA que dirigem sozinhos: nos EUA já temos vendas desse tipo de carro sem motoristas.  ISSO MESMO, SEM MOTORISTAS. Tem legislações de cada estado, mas temos a industria automobilística ficada nesse sendo. Reconhecimento de VOZ é um recurso normal em muitos carros, mesmo tendon um motorista. Como testar? Através de casos e situações e nos (de QA) aprendermos conceitos e entrarmos em IA.


AINDA ACHA QUE ESTOU LOUCO? 


A Microsoft, A Google, A IBM, a Amazon se uniram em um consorcio para mostrar para o mundo inteiro o papel e importância em IA, e para padronizar IA no mundo (veja AQUI). Muitos tem medo que "um robô vai tomar seu emprego".


E AGORA, DÚVIDA?


A mais: muitos especialistas em QA, analistas e outros consultores não estão levando isso a sério em breve vão perder o bonde de TI. Isso vale para CLOUD COMPUTING e IoT. Acho que não estou tao louco. O Brasil está definindo e expondo para o mundo um Plano Nacional para IoT em 2017. Só digo uma coisa: as coisas estão mudando.

Abçs

Leonardo Molinari

Nenhum comentário: